05 fev, 2014

Apanhador de sonhos


Olá pessoal 🙂 

Hoje eu vou falar sobre o Apanhador de sonhos / Filtro de sonhos. Eu conheci esse artefato em um dos filmes da saga Crepúsculo e adorei o significado dele ^_^ 
Eu sei que muita gente usa sem nem mesmo saber o significado, muito menos a história, então fiz uma breve pesquisa aqui na internet e descobri até uma lenda bem interessante sobre ele.

O apanhador de sonhos (em inglês “Dreamcatcher”) é um amuleto de origem indígena nativa norte-americana, mais precisamente a tribo Ojibwe (ou Chippewa).


A história
Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe. Para este aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua vida. Por causa disto, o dreamcatcher era uma ferramenta essencial.
O apanhador de sonhos / filtro de sonhos, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que quando cai a noite, o ar se enche de sonhos bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós, então estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos e que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dreamcatchers. 
A lenda
Existem também algumas lendas relacionadas a esse amuleto, uma delas envolve uma mulher e uma aranha.  
Uma aranha fiava sua teia próximo à cama da avó (Nokomi). Todos os dias ela observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: 
“Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins. O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você. 
Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: “Aprenda”, dizia a aranha. Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como joia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos. E até hoje eles vêm afastando os pesadelos de muita gente.
É isso aí pessoal 🙂
Vocês gostam desse amuleto? Já conheciam o significado ou a história?

Deixe o seu comentário

5 Respostas para "Apanhador de sonhos"

Dilll e Elaine - 05 fevereiro 2014 às 23:05

Oi querida..Já tinha ouvido falar e acho interessante…Flor passando para retribuir o carinho e é claro que já estamos seguindo aqui também…Beijokas flor
Dilll

http://www.brilhodeglitter.blogspot.com.br

Kammy - Comer, Blogar, Amar... - 06 fevereiro 2014 às 15:52

eu acho lindoooo
,inha prima tem uma tattoo
com esse objeto

bjos
kammy
Comer, Blogar, Amar

Bruna Silva - 07 fevereiro 2014 às 19:01

Acho lindo esses apanhadores de sonhos, já fiz até um rs.
Acabei de inaugurar meu novo blog, faz uma visita?

http://diariodefeminices.com
https://www.facebook.com/pages/Di%C3%A1rio-de-Feminices/577027625709182
beeijos

Claudia Victória - 08 fevereiro 2014 às 20:04

OI!
Já ouvi falar sim. São bonitos de se ver mas acho que não teria um… sei lá rsrsrsrs acho que não tenho tempo de sonhar kkkkkkkkkkkkkkkkkk dormindo 5 horas por dia eu só cochilo kkkkkkkkkkkkkkk
bjos
http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br

Damaris T. - 21 fevereiro 2014 às 17:48

Acho super lindo, se pudesse teria em todo o quarto rs.
Beijos
http://purcinos.com/

Mah4021 • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por