14 jul, 2016

Como eu era antes de você


me before you-2

Olá, meus amores!

Tudo bem?

Vocês assistiram ao filme Como eu era antes de você (Me before you, em inglês)? Caso a resposta seja “não”, é melhor não ler este post agora, a não ser que você goste de spoilers. Eu decidi fazer uma reflexão sobre a trama. Muitos dizem que este é um filme para chorar, que serve apenas para sair triste do cinema. Porém, ele é muito mais que isso. É um filme bonito, e ele te faz refletir sobre a vida e as nossas escolhas.

Contém spoilers!

me before you-4

O mocinho do filme (Will) é um jovem que sofreu um acidente e acabou ficando tetraplégico. Porém, antes do evento trágico, ele era uma pessoa agitada e feliz. Consequentemente, ele acabou ficando depressivo por parar em uma cadeira de rodas e ser totalmente dependente das pessoas.

A mocinha (Louisa Clark) é uma jovem amável e com um gosto muito peculiar para roupas. Ela sempre precisou trabalhar para poder ajudar seus pais financeiramente. Ela acaba sendo contratada pela mãe do Will para auxilia-lo no dia a dia. Com o passar do tempo, ela vai conquistando a confiança e acaba encantando o Will com seu jeito de ser (doce e doidinha).

Sem querer, Louisa acaba descobrindo que o Will pretende cometer suicídio assistido: eutanásia. E, assim, decidi fazer muda-lo de ideia, montando diversas atividades que eles poderiam fazer mesmo com as privações de Will. E ela acaba trazendo de volta o sorriso de Will. Ele fica visivelmente mais feliz, apesar da primeira atividade deles não ter sido uma ótima escolha.

O romance entre os dois fica mais aparente depois que ela o leva à um concerto de música clássica. Porém, é apenas na viagem que eles realizam que eles dão o primeiro beijo. E é também na viagem que ele conta a ela que não desistiu da eutanásia. Ela fica desolada e o acusa de ser egoísta.

me before you-6

É neste ponto que eu queria chegar: será mesmo que foi egoísmo da parte dele?

Muitas pessoas dizem que sim. Ele deveria ter tentado viver mesmo estando em uma situação complicada, porque ele deveria pensar em todas as pessoas que iam sofrer com sua perda. Mas falar é fácil, só quem realmente vive esta situação sabe como é. E o lado dele, não deveria ser levado em consideração?

me before you-8

Não é fácil você ver seus planos, projetos e expectativas de vida serem tomados de você de uma hora para outra. Tem pessoas que conseguem superar todos os empecilhos e todas as rasteiras que a vida dá. Mas outras não. E não cabe a nós julga-los. É lógico, se alguém que eu gostasse muito também estivesse em tal situação, eu faria como a Louisa, tentaria de todas as maneiras possíveis fazer muda-lo de ideia. E caso eu não conseguisse, assim como ela também não conseguiu, eu também ficaria extremamente triste. Mas, não querer que ele tome essa decisão é tão egoísta quanto ele em toma-la. Nós não queremos abrir mão das pessoas que amamos, e força-la a ficar contra a sua vontade, mesmo que ela seja infeliz para o resto da vida, apenas para que a gente não sofra com sua perda, é sim tão egoísta quanto. Por que a nossa felicidade em primeiro lugar?

Então me contem, o que vocês acharam do desfecho do filme? Concordam com essa reflexão ou ainda acham que ele foi egoísta?

Deixe o seu comentário

Uma resposta para "Como eu era antes de você"

Maria - 16 julho 2016 às 01:11

to louca pra ver esse filme,bjs…seu blog é
muito lindo
https://blogbrilhodasestrelas.blogspot.com

Mah4021 • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por